top of page
  • Thaís Jorge

1 tema e 4 propostas pedagógicas: Anne Frank

Anne Frank, a adolescente alemã de origem judaica e vítima do Holocausto, faz parte dos estudos de diversos grupos do "Quero Saber...". É comum que sua história desperte o interesse de muitos dos jovens que participam de nossos projetos de educação. 


A partir deste tema, os ecoeducadores elaboram propostas pedagógicas que vão ao encontro dessa curiosidade e contribuem para que o processo de aprendizagem seja significativo. 


Essas são algumas dicas de atividades e estudos do meio para você que também quer apresentar a história de Anne Frank aos seus alunos e adolescentes do seu convívio:


- Leitura da obra

Além do livro clássico, há também uma versão em quadrinhos, que fez bastante sucesso entre os adolescentes.




- Linha do tempo

Após a leitura do livro, a proposta é organizar uma linha do tempo com as datas e os fatos mais marcantes da trajetória de Anne Frank. Ela transforma eventos históricos e os momentos importantes da história em uma representação visual, facilitando a compreensão de como os acontecimentos se conectam e se desenrolam ao longo dos anos. Além disso, é uma forma de trabalhar a escrita e leitura de datas.



- Criação de jogos

Que tal criar um jogo de tabuleiro, pensando no objetivo, na maneira de jogar e pontuar, na estética do jogo e nas regras? Uma opção mais simples é criar um jogo da memória com as imagens do livro.


Habilidades cognitivas, sociais e emocionais podem ser fortalecidas durante as partidas e na criação dos jogos: pensamento crítico e estratégico, resolução de problemas, comunicação, criatividade, raciocínio matemático, compreensão de texto, empatia e respeito são algumas delas.





- Estudo do Meio Para encerrar o projeto: uma vivência prática, como a visita ao Museu Judaico de São Paulo ou ao Memorial do Holocausto, localizado no último andar do Memorial da Imigração Judaica.


Os adolescentes podem participar da construção do roteiro da visitação e, com ajuda do Google Maps, fazer o itinerário para chegar até o local. Treinar a escrita e o uso de ferramentas de pesquisa, aprender a se deslocar na cidade e ler mapas são algumas habilidades que serão estimuladas durante a atividade.


Os estudos do meio e vivências práticas complementam as propostas pedagógicas e ampliam as possibilidades de desenvolvimento, contextualizando e expandindo o conhecimento dos temas tratados. 



19 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page