No dia a dia do Instituto UNO, nada é mais valioso do que a curiosidade. São a partir das perguntas e daquilo que cada um quer saber que definimos o tema das atividades e projetos realizados. Nós vamos ao encontro dos interesses das crianças e dos adolescentes, os escutando, valorizando seus saberes e criando uma relação de confiança, para, então, trilharmos juntos um caminho de novas descobertas e superação de defasagens. Nesse caminhar, eles são os protagonistas de sua aprendizagem e encontram no vínculo com os ecoeducadores o apoio, o afeto e a segurança que os acompanharão em todo processo.
Confiança. Vínculo. Afeto. Aí estão três atributos que consideramos essenciais para construção de uma relação educativa e de um ambiente propício para a aprendizagem. A partir daí, é mais fácil que as perguntas apareçam e cabe ao educador perceber nelas uma oportunidade. Maria Montessori dizia que “a curiosidade é um impulso para aprender”.
As perguntas estão em todo lugar. Portanto, a oportunidade de aprender, também.
Com sete anos, Miguel participou da sondagem do “Quero Saber…” para que nossa equipe pedagógica avaliasse o que ele já sabia a respeito da leitura e da escrita. O garoto se encontrava no estágio pré-silábico, mas durante a própria atividade de avaliação, a partir das intervenções, evoluiu e passou a escrever de forma silábica. Isso significa que estava representando cada sílaba de uma palavra com uma letra.
Sondagem realizada em 04/03/2024
Os encontros começaram e, trabalhando o tema ‘Animais’, definido a partir do interesse do garoto, diversas atividades e uma vivência temática no cinema foram propostas pela ecoeducadora Mônica Ruas. As vivências temáticas são atividades externas, com objetivo pedagógico: elas servem para contextualizar e ampliar as possibilidades de estudo do assunto trabalhado no grupo.
Os trechos extraídos dos ‘registros semanais de atividade’, ferramenta de acompanhamento do “Quero Saber…”, nos contam um pouco das experiências vividas durante a preparação, a realização e avaliação desta vivência:
10/06/2024:
“O encontro foi ótimo e tudo funcionou!!!
Miguel ficou super feliz com a ideia de irmos ao cinema no domingo e fez a atividade sobre o filme com muito interesse, fazendo muitas perguntas e comentários sempre pertinentes, como por exemplo:
"Este filme é novo, porque é do ano de 2024"
"Por que escolheu um filme de gato? É porque tem que ser sobre animais, né?"
"No cinema tem uma tela muito grande. Acho que é do tamanho desta sala toda"
"Na ficha tem uma data e tem o ano de novo. Duas vezes pra que?"
"Os Estados Unidos fica muito longe, não fica?"
"Estes nomes eu não sei ler"
"Eu gosto de filme de aventura. Já sei que vou gostar muito deste filme"
"Então, se o filme é livre pode ir uma pessoa de qualquer idade? Até de 100 anos?"
A partir das perguntas e da curiosidade que ele demonstrou sobre as informações do filme, conversamos sobre vários assuntos: os diferentes gêneros, o porquê da censura por idade, o ano de lançamento X data de estreia, o país do filme e os nomes das pessoas que dirigiram e escreveram a história.”
16/06/2024:
“Nossa ida ao cinema foi um sucesso. Desde a saída do SAICA, Miguel estava muito feliz e durante o caminho até o cinema fez muitas perguntas sobre tudo que ia observando no trajeto. O que mais chamou a atenção dele foram os diferentes modelos de carros que passavam ao nosso lado. Quando um Porsche ficou bem na nossa frente ele achou o máximo e disse: "Acho que tem que trabalhar muito pra ter um carro desses." Pedi que ele lesse o nome da marca na traseira do carro, ele achou difícil, disse que só sabia ler "PO".
Quando chegamos no estacionamento do shopping, ele viu que tinha uma palavra escrita no chão na vaga que paramos e conseguiu ler "IDOSO" com minha ajuda para o som da última sílaba. Expliquei para ele porque eu podia parar ali e mostrei o meu cartão de idoso, que tinha que colocar bem à vista dentro do carro para comprovar.
Quando entramos na sala do cinema, expliquei que as cadeiras eram numeradas e as filas eram na ordem das letras do alfabeto e pedi para ele encontrar nossos lugares, que eram "F1"e "F2". Ele foi falando em voz alta as letras de cada fileira até a letra F, onde ficamos.”
17/06/2024:
“Miguel gostou muito de completar a Ficha Técnica do filme. Falou que gostou muito e avaliou como 5 estrelas e disse que a parte que mais gostou foi o final, quando o touro Oto se encontrou com a vaca. Para escrever e lembrar o nome dos personagens precisou de alguma ajuda, mas escreveu sozinho a parte que mais gostou: "OTO VACA CE EORÃO" (“Oto e vaca se encontraram”) . Nem preciso dizer que eu achei o máximo a escrita dele, não foi? Fiquei até emocionada.”
Hoje, pouco mais de três meses depois e tendo participado de cerca de 15 encontros (1h30/cada), Miguel deu passos importantes para sua alfabetização.
Frase escrita por Miguel durante sondagem (março/24):
Frase escrita por Miguel na atividade de avaliação do filme Garfield: fora de casa (junho/24):
Na essência, toda criança é uma grande curiosa e Miguel é um grande exemplo disso.
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