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“Um dos maiores danos que se pode causar a uma criança é levá-la a perder a confiança na sua própria capacidade de pensar”

 

Emilia Ferreiro

NA ESSÊNCIA TODA CRIANÇA É UMA GRANDE CURIOSA

O primeiro passo para colaborar com o desenvolvimento das habilidades das crianças e adolescentes é reconhecê-los em sua essência.

Para que isso aconteça, pensamos em uma educação que começa pela transformação dos educadores. Pois é preciso fazer um exercício de desconstrução de como fomos ensinados e tomar consciência de que nem sempre o que achamos que é melhor para o outro, realmente será.

Acreditamos que a educação seja feita por meio de experiências significativas que colaboram no processo de desenvolvimento da autonomia da aprendizagem e, consequentemente, ampliam o universo de oferta de ferramentas de acesso ao saber de forma lúdica, envolvente, contextualizada e transdisciplinar.

Somente a partir da escuta ativa, do respeito e do olhar atento para o potencial das crianças e adolescentes é que conseguimos proporcionar experiências significativas e que garantam a autonomia na aprendizagem de cada um. Ensinamos de forma lúdica, envolvente e real, pois a educação está intrinsicamente conectada com a vida e é por meio de situações cotidianas e próximas do universo deles que conseguimos fazer com que o aprendizado aconteça de modo orgânico.

Acreditamos que reconhecer e valorizar os conhecimentos prévios que cada criança possui e tem a oferecer é mostrar a elas que o que sabem (por pouco que seja) é a principal via de acesso ao processo de desenvolvimento de suas aptidões.  Essa forma de se relacionar com o próprio saber pode transformar cada encontro e reencontro em momentos únicos que fazem da vida uma constante e envolvente aprendizagem.

  

Por outro lado, acreditamos também na educação que trabalha com os mistérios da natureza. Todo conhecimento guarda aspectos não revelados que podem ser vistos como grandes mistérios: podemos saber tudo sobre a fisiologia da maçã, mas quem sabe o porquê ela é arredondada e não ovalada como um mamão. Trabalhar esses mistérios permite que o educador fique no mesmo patamar que a criança  e, assim, crie uma estrutura de base de pesquisa que os conduzem , de igual para igual, a acessar novas formas de ver as realidades pré-determinadas. Essa forma de educar estimula a intuição e o pensamento criativo, além de ocupar a mente da criança com aspectos positivos da vida, quesitos essenciais que as protegem dos estímulos de baixa frequência tão comuns nos dias de hoje.

 

Para que possamos viver de forma colaborativa e sustentável, o conhecimento e a conexão com a natureza também fazem parte da nossa concepção, já que somos todos componentes dela.

Mantendo essa linha de pensamento, acreditamos que proporcionar situações que coloquem as crianças diante da natureza, para que interajam a partir de suas próprias percepções, confere oportunidades únicas de aprendizado em todas as áreas do saber. Reconhecemos na natureza a instrução pura de como nos relacionar com a vida. Seus padrões geométricos possuem a matemática no sentido mais complexo e perfeito. Seus aromas proporcionam as sinapses necessárias para o desenvolvimento do pensamento. Suas cores e formas oferecem infinitos repertórios para o desenvolvimento da criatividade. Seus sons, incluindo o silêncio em que suas formas são construídas, alinham, equilibram e integram os corpos físico, emocional e mental. Isso só para citar alguns dos aspectos positivos de aprendizagem que a natureza pode proporcionar.  Em outras palavras, acreditamos que a natureza é a grande instrutora da humanidade e é capaz de criar oportunidades de desenvolvimento máximo do potencial de cada ser. 

 

Por fim, acreditamos em uma educação transformadora do indivíduo, entendemos que educar é conscientizar o maior número de pessoas para o sentido de sua existência. 

 

 

Como pensamos a educação

 

Conheça todas as teorias,

Domine todas as técnicas,

Mas ao tocar uma alma humana,

Seja apenas outra alma humana.

Carl Jung

 

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