google-site-verification=Y7JrgGpGECALpMcns6qUubdWmXqITOOBWzjRdLrEDuM educação | institutouno
  • Facebook - White Circle
  • Branca Ícone Instagram

Instituto UNO

CNPJ: 09.312.296/0001-50

Qualificado pelo MJ como OSCIP em 11/07/2008 (processo MJ 08071.015254/2008-66)

info@institutouno.org.br

+55 11 5063-1263

Rua Salvador Simões, 801 - cj. 1208

Alto do Ipiranga, São Paulo/SP

© 2017 - Todos os Direitos podem ser compartilhados com você. Pergunte-nos como.

EDUCAÇÃO

Adotamos princípios de uma educação não tradicional e transformadora, promovendo experiências de aprendizagem a partir do ‘querer saber’ das crianças e adolescentes sem reproduzir a experiência escolar e ao mesmo tempo apoiando-as no seu desenvolvimento neste ambiente.

 

 

Qualquer local é local de aprendizado

Qualquer espaço É espaço de Educar

Diante do desafio de trabalhar fora do ambiente escolar com um público bastante heterogêneo, com defasagem importante na educação e com oscilações frequentes em seu estado psicológico e emocional, precisamos criar uma metodologia inovadora mas que se alimenta com o que de melhor identificamos em outras metodologias de Educação e de Projetos Sociais que admiramos. E que evolui a cada dia por nos posicionarmos como eternos aprendizes de educadores.

Assumimos como pilares alguns princípios fundamentais como a Carta da Terra e Cultura de Paz – em especial em seu capítulo sobre a Educação, a Pedagogia da Colaboração e a Ecopedagogia.

 

Para a concepção pedagógica nos inspiramos nas teorias de Jean Piaget e Lev Vigotsky sobre Psicologia da Educação e William A. Corsaro, Phillippe Ariès, Jens Qvortrup sobre a Sociologia da Infância.

Também por princípio e por crenças sobre Educação, adotamos métodos e práticas diferentes para cada indivíduo, adaptando-nos à necessidade peculiar de cada um, respeitando sua forma de aprender e garantindo a efetividade desta aprendizagem.

ECOPEDAGOGIA

Para que possamos viver de forma colaborativa e sustentável, o conhecimento e a conexão com a natureza também fazem parte da nossa concepção, já que somos todos componentes dela.

Mantendo essa linha de pensamento, acreditamos que proporcionar situações que coloquem as crianças diante da natureza, para que interajam a partir de suas próprias percepções, confere oportunidades únicas de aprendizado em todas as áreas do saber.

 

 

Reconhecemos na natureza a instrução pura de como nos relacionar com a vida.

Seus padrões geométricos possuem a matemática no sentido mais complexo e perfeito.

Seus aromas proporcionam as sinapses necessárias para o desenvolvimento do pensamento.

Suas cores e formas oferecem infinitos repertórios para o desenvolvimento da criatividade.

Seus sons, incluindo o silêncio em que suas formas são construídas equilibram e integram os corpos físico, emocional e mental.

 

Isso só para citar alguns dos aspectos positivos de aprendizagem que a natureza pode proporcionar.

 

Em outras palavras, acreditamos que a natureza é a grande instrutora da humanidade e é

capaz de criar oportunidades de desenvolvimento máximo do potencial de cada ser.