Por vezes sentimos que aquilo que fazemos não é
senão uma gota de água no mar. Mas o mar seria
menor se lhe faltasse uma gota.
Madre Teresa de Calcutá
A crise do Coronavírus, além de caos sanitário e econômico, possibilitou um aprofundamento em nossos modelos de atuação - no consumo, no trabalho e em nossas organizações econômicas. Tivemos a chance de ponderar a respeito da sociedade e do mundo que gostaríamos de construir depois de atravessada a pandemia.
Para o Instituto UNO, esses últimos anos trouxeram grandes desafios - como as atividades não presenciais e a falta de infraestrutura tecnológica para realizar os encontros com as crianças e adolescentes nos SAICAS (Serviços de Acolhimento Institucional para Crianças e Adolescentes). No entanto, a crise também evidenciou grandes fortalezas do UNO, que consolidam nossa atuação ao longo dos mais de 12 anos.
A partir desse baluarte e imbuídos pelo clima de fim de ano, o Instituto UNO fez uma pergunta a voluntários, conselheiros e equipe pedagógica: Qual característica do UNO você gostaria que transbordasse para o mundo?
A colaboração foi uma unanimidade. Sem dúvida, esse é um princípio do UNO que precisamos reproduzir em todas as esferas com as quais nos relacionamos. Sua relevância foi comprovada, também, durante a pandemia, porque só foi possível criar vacinas contra o Coronavírus e começar a combatê-lo por meio da colaboração internacional, entre diferentes países, laboratórios, institutos de pesquisa e universidades. Em um planeta em que a competição por recursos cada vez mais escassos dita as regras, é preciso estabelecer mais laços de cooperação, para o bem coletivo, não apenas de alguns.
Os participantes do vídeo também citaram que gostariam que transbordasse do UNO para o mundo o que rege e dá nome ao nosso instituto: o princípio da unidade. Somos todos UNO. Seres humanos e natureza fazem parte de um único ecossistema e é necessário que todos tenhamos essa consciência para vivermos em harmonia, sem guerras e discriminação. Nossa existência é única e compartilhada.
Além disso, incluíram na lista nosso princípio de acolhimento das ideias e das diferenças, sem julgamentos de certo ou errado, e praticando a escuta ativa. Amor, afeto e respeito entraram no rol do que deveria transbordar, bem como a motivação e a força de vontade do UNO em realizar suas atividades e trazer perspectiva de um futuro melhor para as crianças e adolescentes participantes de nossos programas.
Assista ao vídeo
Sabemos que é impossível mudar a realidade do dia para a noite, mas, derramando os princípios do UNO aqui e ali, é possível transbordar muito mais que letramento - podemos inundar o planeta de amor, compreensão, empoderamento, transformação e diálogo.
Para cumprirmos essa missão, precisamos de sua ajuda. Pequenas ações podem trazer grandes transformações e, no espírito da colaboração, pedimos seu apoio para que transbordemos juntos.
Comments