top of page
  • Propago Social

A gota que falta



Por vezes sentimos que aquilo que fazemos não é

senão uma gota de água no mar. Mas o mar seria

menor se lhe faltasse uma gota.


Madre Teresa de Calcutá




​​A crise do Coronavírus, além de caos sanitário e econômico, possibilitou um aprofundamento em nossos modelos de atuação - no consumo, no trabalho e em nossas organizações econômicas. Tivemos a chance de ponderar a respeito da sociedade e do mundo que gostaríamos de construir depois de atravessada a pandemia.

Para o Instituto UNO, esses últimos anos trouxeram grandes desafios - como as atividades não presenciais e a falta de infraestrutura tecnológica para realizar os encontros com as crianças e adolescentes nos SAICAS (Serviços de Acolhimento Institucional para Crianças e Adolescentes). No entanto, a crise também evidenciou grandes fortalezas do UNO, que consolidam nossa atuação ao longo dos mais de 12 anos.

A partir desse baluarte e imbuídos pelo clima de fim de ano, o Instituto UNO fez uma pergunta a voluntários, conselheiros e equipe pedagógica: Qual característica do UNO você gostaria que transbordasse para o mundo?


A colaboração foi uma unanimidade. Sem dúvida, esse é um princípio do UNO que precisamos reproduzir em todas as esferas com as quais nos relacionamos. Sua relevância foi comprovada, também, durante a pandemia, porque só foi possível criar vacinas contra o Coronavírus e começar a combatê-lo por meio da colaboração internacional, entre diferentes países, laboratórios, institutos de pesquisa e universidades. Em um planeta em que a competição por recursos cada vez mais escassos dita as regras, é preciso estabelecer mais laços de cooperação, para o bem coletivo, não apenas de alguns.

Os participantes do vídeo também citaram que gostariam que transbordasse do UNO para o mundo o que rege e dá nome ao nosso instituto: o princípio da unidade. Somos todos UNO. Seres humanos e natureza fazem parte de um único ecossistema e é necessário que todos tenhamos essa consciência para vivermos em harmonia, sem guerras e discriminação. Nossa existência é única e compartilhada.


Além disso, incluíram na lista nosso princípio de acolhimento das ideias e das diferenças, sem julgamentos de certo ou errado, e praticando a escuta ativa. Amor, afeto e respeito entraram no rol do que deveria transbordar, bem como a motivação e a força de vontade do UNO em realizar suas atividades e trazer perspectiva de um futuro melhor para as crianças e adolescentes participantes de nossos programas.


Assista ao vídeo



Sabemos que é impossível mudar a realidade do dia para a noite, mas, derramando os princípios do UNO aqui e ali, é possível transbordar muito mais que letramento - podemos inundar o planeta de amor, compreensão, empoderamento, transformação e diálogo.


Para cumprirmos essa missão, precisamos de sua ajuda. Pequenas ações podem trazer grandes transformações e, no espírito da colaboração, pedimos seu apoio para que transbordemos juntos.






43 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page