top of page
  • Propago Social

Um convite ao desapego



Dia 14 de fevereiro comemora-se o Dia Internacional da Doação de Livro, prática que não é muito comum no Brasil. Por esse motivo, e por entendermos que a leitura é fundamental para o desenvolvimento das crianças e adolescentes, listamos abaixo 5 razões para você aproveitar a data e desapegar de um - ou mais - livro(s).


1. Estimular a leitura no Brasil


Doar aquele exemplar já lido é uma das melhores ações que podemos praticar, afinal, além de abrirmos espaço para novos livros, contribuímos com a formação de novos leitores. Sabemos que o nosso país é muito desigual em relação ao acesso à cultura e à informação, e que, às vezes, para ter um livro se abre mão de coisas igualmente importantes.


Apenas 52% da população brasileira tem hábitos de leitura, sendo a Bíblia e outros livros religiosos a preferência absoluta e líderes no ranking literário desde 2007. Os números são da 5a edição do estudo "Retratos da leitura no Brasil", do Instituto Pró-Livro, divulgado em setembro de 2020.


O recorte socioeconômico da pesquisa demonstra que as classes A e B têm níveis mais altos de leitura, mas também são o grupo que concentra os maiores índices de queda nos números de leitores: 12% na classe A e 10% na B, contra apenas 5% nas classes D e E desde a última pesquisa.


Levando em conta a faixa etária em uma divisão por idade, apenas um grupo teve aumento no número de leitores: as crianças de 5 a 10 anos. Todas as outras faixas etárias leram menos em relação à última edição do estudo, incluindo jovens, adultos e adolescentes. Apesar da queda, o grupo de pré-adolescentes entre 11 e 13 anos segue compondo a faixa etária que mais lê no país, com 81%.



2. Ajudar na formação das pessoas


A leitura, além de estimular a criatividade, alimenta o vocabulário e aguça o raciocínio. Está provado cientificamente que incentivar essa prática nos primeiros anos de vida ajuda no desenvolvimento cognitivo e na percepção sobre o mundo.


“Acessar o universo das histórias ativa a imaginação, amplia o repertório de mundo e cria condições favoráveis para as crianças lidarem com situações cotidianas sob diferentes perspectivas. É pela linguagem que elas se conectam com o mundo e é por meio das histórias que expressam as descobertas e os aprendizados, construindo a identidade e a memória", explica Glaucia Piva, psicopedagoga, em entrevista à Fundação ABRINQ. Os benefícios se estendem para habilidades socioemocionais, uma vez que, por meio da leitura, é possível entender e elaborar nossos sentimentos para tentarmos lidar com eles.


3. Compartilhar experiências e conhecimentos


Um livro tem muitos sabores e, mesmo lendo a mesma história em diferentes fases da vida, o percebemos de formas distintas. Ler é mergulhar em uma experiência. Além disso, uma história nos alimenta com diferentes informações que podem nos fornecer conhecimentos diversos.


Portanto, compartilhar um livro é ceder esse espaço de experiências e conhecimentos distintos a uma outra pessoa, que abrirá uma possibilidade de trocas muito especial, porque cada leitura é única.


4. Praticar consumo consciente


É sabido que nosso planeta chegou a um ponto em que se faz necessário rever nossas práticas de produção e consumo, reduzindo-as drasticamente. Refletir a respeito desse desafio faz parte da missão do UNO.


Então, que tal pensarmos sobre a origem do papel de um livro, ou da tinta, ou até mesmo como ele é produzido? Esse é um caminho muito especial, que provavelmente despertará em você a vontade de compartilhar, doar ou até mesmo trocar livros.


5. É um ato de cidadania


Doar também é um hábito fundamental para a prática da cidadania. É possível doar livros a um(a) amigo(a), para escolas, comunidades mais vulneráveis, hospitais, instituições infantis e muito mais. Inclusive, podemos incentivar a criação de bibliotecas para as crianças do seu bairro, por exemplo.


No UNO, acreditamos que a educação é um dos primeiros passos para um mundo melhor. Por isso, que tal estimular o aprendizado e a diversão de muitas crianças e adolescentes por meio da doação de livros?


89 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Ó eu aí!

bottom of page